Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curso de Prevenção do Uso de Drogas


      Prorrogadas até segunda feira inscrições para o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas.

Atendendo a muitas solicitações e com o intuito de dar maior oportunidade aos professores que estão retornando de férias, o MEC e a SENAD decidiram prorrogar pela última vez as inscrições para o curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas até 6 de agosto.

O curso é totalmente gratuito e é resultado da parceria entre Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/ MJ), Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC) e Universidade de Brasília (UnB).
A oferta é parte integrante do Plano ―"Crack, é possível vencer", que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de  educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Ganhar e ganhar !!!

Olá, Professores!
Até agora você já recebeu 3 lições do curso de Gerenciamento da Sala de Aula.
Espero que você esteja gostando e, principalmente, esteja usando todas as estratégias na sua sala de aula.
Os alunos sempre reagirão à postura do Educador, por isso se você deseja que eles mudem de conduta, de atitude, experimente fazer ajustes no seu jeito de dar aula, mude suas estratégias, altere o jeito de relacionar com eles.
Afinal ficar nessa relação do tipo, você tentando "ganhar" (pela força, pelo grito) e o aluno achando que está "perdendo" todo o tempo é desgastante e infrutífera, pois afinal neste modelo ninguém ganha nada.
Quando você implementa as mudanças, o resultado é imediato e visível !!!
Sabe quem ganha com tudo isso? Você ganha, o Aluno ganha.
Então saia  do ganha/perde, e entre logo no ganha/ganha !!!
Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
==========================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos na Sala de Aula indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula ". Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br

JEMG

     Enquanto a nata do esporte brasileiro briga por medalhas em Londres, em Minas Gerais, uma outra competição esportiva desperta o interesse de jovens prodígios. Os Jogos Escolares de Minas Gerais reúnem atletas de todas as partes do Estado e, mesmo com a atenção voltada para o que acontece nas quadras, pistas e piscinas da cidade de Patos de Minas. Na cidade sede, onde acontecem os jogos escolares, os jovens atletas não deixam de ficar com um olho grudado em Londres, acompanhando o desempenho dos brasileiros. Afinal, quem está por lá, em terras britânicas, são justamente os ídolos dos aspirantes a — quem sabe — medalhistas olímpicos do futuro.
Fã do levantador Ricardinho, Julienderson já tem um currículo repleto de conquistas. Foto: Bárbara Camargo ACS SEE
Fã do levantador Ricardinho, Julienderson já tem um currículo repleto de conquistas. Foto: Bárbara Camargo ACS SEE
O jogador de vôlei Julienderson Alves Costa, de 16 anos, é um exemplo. Fã do levantador Ricardinho, Julienderson já tem um currículo repleto de conquistas: campeão nacional em 2010 das Olimpíadas Escolares e terceiro lugar do JEMG 2011, bicampeão mirim do estadual de clubes mineiros em 2011, além de várias outras participações em campeonatos estaduais. Para ele, “houve evolução nas equipes escolares que estão disputando medalhas no JEMG. Eu treino duas horas diariamente e minhas perspectivas para o futuro são boas. Pretendo continuar com o voleibol apesar de ser muito cobrado na escola. O esporte me dá foco nas salas de aulas”.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS INFORMATIVOS


Língua Portuguesa
Leitura e escrita de textos informativos
Objetivos 
- Buscar dados em textos informativos.
- Sublinhar informações específicas.
- Resumir um texto para estudar.
- Produzir um artigo para o jornal mural da escola.

Conteúdos específicos
- Leitura e escrita de textos informativos.
- Revisão e edição de textos.

Anos
6º e 7º.

Material necessário - Cópias dos seguintes textos: 

A Lua  

Com um diâmetro de 3.476 quilômetros (menos de um terço do diâmetro da Terra), nosso satélite não tem atmosfera, nem água, nem vida. Também não há vulcões, porque, ao contrário da Terra, a parte interna da Lua está completamente solidificada (não apresenta magma). Mas há muitas crateras, geralmente formadas pelo impacto de corpos celestes no passado).  
As colisões contra corpos celestes derreteram rochas e formaram lavas, que esfriaram e aparecem como áreas escuras quando a Lua é observada. Essas regiões foram chamadas mares.  
A Lua possui um movimento de translação ao redor da Terra, de aproximadamente 27 dias e 8 horas, e um movimento de rotação sobre o próprio eixo imaginário também de cerca de 27 dias e 8 horas. Como o tempo dos dois movimentos coincide, ela tem sempre o mesmo lado (ou face) voltado para a Terra. O outro lado fica oculto. 

Fonte: Livro didático Ciências: O Planeta Terra 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES SOBRE AS OLIMPÍADAS DE LONDRES/2012


         Prezados (as) Educadores (as),



O objetivo deste projeto é trabalhar de forma interdisciplinar nos anos finais ( 6º ao 9º anos), usando como tema central as Olimpíadas de Londres/2012. Cada disciplina abordará o tema de acordo com a sua área.





EDUCAÇÃO FÍSICA

· Pesquisar sobre as modalidades esportivas.

 
Sugestões:

Atividade 1:

1) Converse com os alunos sobre atividades físicas e exercícios. Qual a diferença entre eles? O que é aptidão física e como desenvolvê-la? Saúde e qualidade de vida são a mesma coisa? Quais as semelhanças e diferenças? Quais são as atividades físicas e os exercícios praticados por eles dentro e fora da escola? Qual a periodicidade da prática? Quais benefícios trazem para a saúde? Depois de responderem a essas questões, exponha outras. Quais as práticas mais indicadas para o desenvolvimento da aptidão física? E as melhores para a força muscular, a resistência cardiovascular, a flexibilidade e a manutenção de um peso adequado? 

2) Realize uma avaliação da aptidão física de cada um, mensurando indicadores como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados devem ser registrados em fichas (veja um modelo abaixo), que devem ser analisadas no início e no fim da realização do programa. Nelas, também há espaço para anotar as atividades realizadas.

3) Reúna os estudantes em grupos e oriente-os a pesquisar algum tema relacionado à prática física para a apresentação de seminários. Por exemplo, frequência e intensidade da atividade, aptidão física, práticas mais adequadas a determinada faixa etária e vestimentas necessárias.


ATIVIDADE DE PLANO CARTESIANO

Observe o desenho abaixo:
Para localizar alguns objetos, traçou-se um plano cartesiano sobre o desenho
image

1. Escreva, ao lado dos pares ordenados, a figura que está próxima a eles:
a) (4, 7):
b) (2, −5):
c) (−1, 9):
d) (−8, 3):
e) (−5, 0):
f) (9, −1):
g) (−4, −7):
h) (−1, −2):
i) (−7, −4):
2. Determine, aproximadamente, um par ordenado, localizando na figura:
a) esqueleto de dinossauro:
b) garoto com a bola:
c) múmia deitada:
d) centauro:
e) macaco:
f) elefante:

Aumentando a Participação dos Alunos


LIÇÃO 3

Um poderoso plano de aula deve conter estratégias efetivas que aumentem a participação dos alunos. Você tem de saber que, a participação dos alunos e o efetivo gerenciamento da sala estão diretamente ligados.

Quanto mais os alunos estiverem ativos e construtivamente participando da sua aula, menos problemas de indisciplina você terá.

Na verdade, o objetivo primeiro de um plano de aula é conseguir que 100% dos alunos participem da aula. Acha que isso é impossível? Pois não é!

Existem muitas estratégias simples que você pode usar que aumentarão o número de alunos que participarão das suas aulas.

Atenção: Abro um parênteses aqui apenas para lembrar que, a participação dos alunos não se trata apenas de fazer com que os alunos levantem as mãos e perguntem algo. Esta é apenas um das formas de participação, por ser a mais convencional é amplamente utilizada por muitos professores.

PARA REFLETIR...


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA: 9º ANO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

                                   Localizar informações em gráfico


Ao marcar no gráfico o ponto de interseção entre as medidas de altura e peso, saberemos localizar a situação de uma pessoa em uma das três zonas. Para aqueles que têm 1,65 m e querem permanecer na zona de segurança, o peso deve manter-se, aproximadamente, entre 
(A) 48 e 65 quilos. 
(B) 50 e 65 quilos. 

(C) 55 e 68 quilos. 
(D) 60 e 75 quilos. 

Análise 
Cabe ao estudante, em primeiro lugar, identificar as grandezas representadas no gráfico: altura de uma pessoa (em metros) e peso (em quilos). Depois, ao ler o enunciado, é preciso compreender que o problema solicita o peso, na zona de segurança, de uma pessoa de 1,65 metro. A identificação dessa zona faz parte da leitura do gráfico. 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA: LISTAS


 SUGESTÕES DE ATIVIDADES

É importante que o professor avalie a capacidade dos alunos em reconhecerem a organização das listas (alfabética, numeral, cronológica e etc). É preciso que o aluno conheça as várias possibilidades  de listas afim de que possa aplicar este novo conhecimento em suas necessidades diárias. O professor poderá solicitar que os alunos utilizem alguma dessas listas em sua vida cotidiana e depois relatar para o grupo como foi a experiência.
Lembramos que o professor deve seguir uma sequência didática e o aluno precisa saber a estrutura e as características do gênero trabalhado.



ATIVIDADE 1
1)  A aula deverá ser iniciada com a apresentação da imagem sugerida abaixo. A partir da imagem o professor poderá indagar: 

O que a moça na foto está fazendo?
O que ela está lendo?
Para que serve o texto que ela está consultando durante a compra?

O professor propõe que os alunos digam se fazem uma lista para realizar as compras de supermercado e se fazem, para que escrevem o que desejam comprar.
2)  Apresentar o modelo de lista de compras que se encontra anexa, ou no link:http://www.precito.com.br/lista.htm, solicitando que os alunos leiam o texto.   
3)      Após da leitura do modelo apresentado, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a)      Como essa lista está organizada?
b)      Para que ela serve?
c)      O que significa a abreviatura Qt.  que se encontra em uma das colunas da lista?
d)     Onde normalmente circulam as listas de compras?
e)      Quem é o provável leitor de uma lista de compras?   

ATIVIDADE DE ARTE: CONHECIMENTO E EXPRESSÃO EM TEATRO


Como trabalhar as técnicas de improviso no teatro com "A Viagem do Capitão Tornado"


Tema: Movimentos Teatrais em diferentes épocas e diferentes culturas

Introdução
A comedia dell’arte pede passagem e convida a entrar na trupe da Colombina, do Arlequim e do Palhaço! “No filme A Viagem do Capitão Tornado, a gente se agrega à companhia e vai junto com os personagens”, diz Eric Nowinski, professor de teatro do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo. A obra é uma verdadeira imersão no teatro de improviso, tão popular na Europa entre os séculos 15 e 17. Com apenas um roteiro simples para orientar a encenação, os personagens - fixos e identificados por máscaras - entram em cena para improvisar. “Estudar esse tema ajuda o aluno a saber decompor os elementos propostos na ação teatral.”

Objetivos
Conhecer a comedia dell’arte e trabalhar numa perspectiva histórica um dos principais gêneros do teatro.

Conteúdos
Técnicas de improvisação e história do teatro.

Olimpíadas de História


4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorreu em 2009, contou com cerca de 16 mil inscritos e foi um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país.
Desde então a Olimpíada vêm crescendo ano a ano, contando com a participação de mais de 120 mil alunos e professores de todos os estados do país e se firmando no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz novamente o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!
Serão cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp.
A Comissão Organizadora disponibiliza as versões em pdf das provas anteriores: olimpíadas anteriores

Dúvidas:

Caso tenha alguma dúvida consulte as dúvidas freqüentes

Inscrições:

As inscrições estão abertas! Leia o regulamento e inscreva sua equipe na olimpíada.

Volta às aulas

     Hoje (01/08), cerca de 73.990 alunos voltam às aulas na rede de ensino para dar início ao segundo semestre letivo de 2012, de acordo com orientação do calendário escolar. Esse período do ano é o momento que as 292 escolas têm para consolidar o trabalho pedagógico e recuperar os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado.
“É importante que neste mês de agosto todas as escolas verifiquem o desempenho dos alunos, e façam um trabalho com aqueles estudantes que ainda ficaram com alguma deficiência nas habilidades e competências trabalhadas no princípio do ano”.
Que neste segundo semestre, sua estrela continue sempre brilhando.
Desejamos muito sucesso e um bom retorno a todos.
Com consideração e apreço,
PIP/CBC/CL

Cordel sobre a OBMEP

                                    CORDEL OBMEP

                                                                Autor: Cristiano Costa Bastos
                                                                19 de julho de 2006


Olimpíadas e atletas
Já são coisas conhecidas
Jogos e competições
Duelos e partidas
Dúvidas e emoções
Alegrias divididas

As Olimpíadas começaram
Com Gregos e Romanos
Se tornaram mundiais
Depois de muitos anos
Com Barão de Coubertin
Se traçaram novos planos

Várias provas se realizam
Pra medir a habilidade
Quem corre mais ligeiro
Quem tem mais capacidade
Quem pula mais alto do chão
Quem joga com mais qualidade

Olimpíada de Matemática


Com a segunda etapa marcada para o dia 15/09, às 14h30, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas também promete mobilizar as escolas mineiras. De acordo com os organizadores, a lista dos classificados para a segunda etapa sai no dia 15/08. Nessa fase da competição, os alunos classificados realizam provas de múltipla escolha, em local a ser definido pelos organizadores. Estudem bastante e boa sorte !

Avaliações

 Entre os dias 20 e 24/08, os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental farão, pela primeira vez, o Programa de Avaliação da Aprendizagem (PAAE). Atualmente, cerca de 800 mil estudantes cursam os anos finais do ensino fundamental na rede estadual. Com aplicação opcional, os exames auxiliam os educadores e as escolas a verificarem as habilidades e competências adquiridas entre o diagnóstico inicial e final do ano letivo. No ensino médio, a avaliação anual do Programa será aplicada em novembro.

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS: Os seres vivos interagem entre si? Como?


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Que os seres vivos interagem entre si e estabelecem relações ecológicas.
  2. Reconhecer que o ser humano faz parte do ambiente e que suas ações interferem nele.
  3. Identificar a dinâmica dos ecossistemas.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula será necessário que os/as alunos/as saibam identificar o que é um ser vivo.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as:

Na primeira parte da aula o/a professor/a poderá fazer um resgate dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as para conhecer o que estes sabem sobre os seres vivos e sobre como interagem. Indicamos a utilização da “Tempestade de ideias”.

Dica: O/a professor/a poderá utilizar a metodologia conhecida como “Tempestade de ideias”. Inicialmente o/a professor/a se dirige a lousa e escreve a palavra-chave “seres vivos”. Em seguida pede para que os/as alunos/as escrevam também na lousa palavras ou expressões que associem a palavra-chave. Para finalizar o/a professor/a abre um espaço para discussão trazendo todas as palavras que foram escritas pelos/as alunos/as. Essa metodologia é uma ótima maneira do/a professor/a propiciar que os/as alunos/as interajam trazendo informações que já conhecem. Além disso, possibilita que alguns conceitos, se necessário, sejam (re) formulados.

terça-feira, 31 de julho de 2012

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO

LEIA O TEXTO:

AABNB                             Associação dos Funcionários Aposentados do             
  25 ANOS                         Banco do Nordeste do Brasil
Pelo social e pela justiça
                                            C O N V I T E
        A AABNB tem o prazer de convidar o(a)  prezado(a) associado(a) de Fortaleza, para uma reunião no Meridional Center, Av. Santos Dumont, nº 779, Aldeota, Fortaleza (CE), dia 14/07/11 , a começar às 9h, onde serão tratados assuntos de interesse dos aposentados e pensionistas.
                                           Fortaleza, 5 de julho de 2011
                                       Miguel Nóbrega Neto- Presidente                 


01) A reunião realizada pela AABNB acontecerá na:

( a) manhã do dia 14 de julho.

( b ) noite do dia 14 de julho.

( C ) tarde do dia 14 de julho.

( d ) madrugada do dia 14 de julho.


02) O texto trata, principalmente:

( a ) do Meridional Center.

( b ) do comprimento do horário da reunião.

( c) da reunião onde será tratados assuntos de interesses de aposentados e pensionistas.

( d ) dos assuntos da reunião.

Observe o texto com atenção

03) O termo Elas no texto acima refere-se a:

( a ) o Havaí.             ( b ) os surfistas.       ( c ) as pessoas corajosas.     ( d) grandes ondas.

           Leia o texto

                                    SOU PORCO, MAS SOU FELIZ.
       Fazendeiros britânicos tem o prazo de três meses para fornecer  brinquedos aos seus porcos. Quem não o fizer será multado em até US$1mil. A medida foi adotada pela União Européia par evitar que os porcos fiquem se mordendo. ‘’Está provado que brinquedos nos chiqueiros fazem bem aos porcos. E é importante que os porcos fiquem felizes11, diz um porta voz do departamento de Assuntos Rurais lá na Inglaterra.
                                                                                                                                                                   Revista isto É. São Paulo, Editora Três ,                                                                                                                        
                                                                                                                                                                               nº 1740,5 de fevereiro de 2003.

04) A finalidade do principal do texto é:

( a ) convencer.               ( b ) relatar.            ( c ) descrever .           ( d ) informar.

05) A expressão grifada no texto ’’ Sou porco, mas sou feliz” sublinhada indica:

( a ) causa.                     ( c ) lugar

 ( b ) finalidade.      .      ( d ) tempo

                           DIAGNÓSTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ( BLOCO 2 )
  Leia esta notícia de jornal

                                               NOTA   ZERO
     Depois de liderar as manifestações  contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade  dos cursos superiores, o presidente da UNE (...) explicou o protesto estudantil  às câmaras de TV:
    __Eu acho que, não houveram tumultos.
Agora sim dá para entender porque a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco...
                                                                                                                                                                        ( O Estado de S. Paulo, 12/11/96.)


06) A expressão que revela uma opinião sobre o fato “...do protesto estudantil” é:

( a ) “ Depois de liderar as manifestações...”

( b ) “A realização do provão do MEC para avaliar a qualidade...’’

( c ) “ Os estudantes entregassem a prova em branco...”

( d ) “ Eu acho que, não houveram tumultos...’’

                                                      TATUAGEM MASSA
    Dois amigos encontram-se e conversavam:
___ Uau, Paulo ! Que desenho da hora!
___ Até parece um lagarto de verdade!

07) Na primeira expressão do texto acima o amigo de Paulo pensou que o desenho era um lagarto de verdade. Ao usar a expressão “ DA HORA”  ele deu a entender que o desenho:

( a ) tinha acabado de ser feito.                       ( b ) era moda entre a turma.
( c ) durava somente uma hora                        .( d ) deveria ser usado na hora.
       
  LEIA OS TEXTOS E DIVIRTA-SE

    A MULHER INVISÍVEL (TEXT: 1)
A recepcionista daquela clínica psiquiatra entrou na sala do médico e disse:
__Doutor, tem uma mulher aí fora dizendo  que é invisível! E o psiquiatra:
__Diga a ela que não posso vê-la agora!
                  RECEITA (TEXT: 2)
O doutor pergunta a loura;                                  _ Você tomou o remédio  que  eu receitei?
_Não, doutor.
_Mas por quê?
 _ Porque estava escrito no remédio: conservar fechado!


       BÊBADOS  ANIVERSÁRIO? ( TEXT: 3 )
O bêbado entra em um velório e já começa a cantar e bater palmas:
__Parabéns prá você ... Nesta data querida ... Um homem veio em sua direção e diz:
__ Amigo, por favor, não faça isso! O senhor deve ter entrado no lugar errado...
__É, acho que entrei na festa errada mesmo. Esse bolo está muito grande!
PREFEITURA DE PELOTAS (TEXT: 4)
Dizem que a prefeitura de Pelotas resolveu colocar uma  espécie  de relógio  na praça central da cidade para contar  quantos  gays  passavam por ali.Toda vez  que passasse uma bicha  o ponteiro do relógio daria uma volta. O relógio  acabou virando  ventilador.

                                                                                                                                    Piadas.net.com.br

08) No texto ‘’2’’ há traço de humor no trecho:

( a )  ’’O doutor pergunta a loira’’.

( b ) “__ Não, doutor”.

( c ) “__ Porque estava escrito no remédio: conservar fechado!”.

( d ) “ Você tomou o remédio  que eu receitei?’’.

09)  A expressão  vê-la  no texto 1 se refere à:

( a ) Mulher invisível.          ( b )  Recepcionista.          ( c ) Psiquiatra.              ( d ) Clínica


10)  Pode-se entender pela expressão sublinhada no texto ’’4’’ que:

( a ) o relógio permaneceu parado.

( b ) o relógio detcta gays.

( c ) naquela cidade há uma intensidade de gays.

( d ) não há nenhum gay na cidade.

                                                    ACONTECEU
   Um micro-ônibus que seguia pela Avenida São  Miguel,  na Zona  Leste de São Paulo, perdeu  o controle, subiu na calçada e bateu  em duas lojas na madrugada desta sexta-feira (15). O acidente  aconteceu  por  volta  das 4h, e ninguém ficou  ferido.                   
   As duas  lojas  atingidas  tiveram a fachada  e parte  do telhado destruídos. Umas delas é uma oficina mecânica. O acidente aconteceu na altura do número 5.200 da avenida.
                                                                                                                                                                                 São Paulo.15 de julho de 2011.       

                    DIAGNÓSTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA  ( BLOCO 3) 

11) A finalidade principal do texto é:

( a ) convencer                        ( b ) relatar                 ( c ) descrever               ( d ) informar

LEIA O TEXTO  

                                    FUGINDO DO HOSPITAL
O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:
___Aonde é que você  vai, rapaz?!
___ Tá louco, bicho, vou cair fora!
___Mas qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra.
     E o paciente:
 ___Era o que  a enfermeira estava dizendo  lá dentro: “Uma  operaçãozinha de nada , rapaz! Coragem!  Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”
___Então, por que você está fugindo?
___Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!
                                                             ( Ziraldo. As melhores anedotas do mundo. Rio de Janeiro: Globo, 1988.p.62. )

12) Na frase __“ ta louco, bicho, vou cair fora!’’ quem pronunciou a mesma foi:

( a ) a enfermeira             ( b  ) o visitante      ( c ) o paciente             ( d ) o médico

13) O paciente estava fugindo porque:

( a ) percebeu que o médico estava inseguro e com medo de realizar a cirurgia.

( b ) estava nervoso.

( c ) a enfermeira estava chorando.

( d ) estava com medo do tamanho da tesoura.

  Leia o texto a seguir:

                                           MENINO DIRETOR
De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
__Acorda, meu filho. Acorda, que esta na hora de você ir para o colégio,
Lá de dentro, estremunhado, o filho respondeu:
__Pai, eu hoje não vou para o colégio. E não eu vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não agüento mais aqueles meninos.
E o pai respondeu lá de fora:
__Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro , porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.
                                                                                ( Anedotinhas do  Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.p.8.)
                
14) a expressão ‘’..lá de dento ...” indica:

( a ) lugar               

( b ) finalidade             

 ( c ) tempo                    

( d ) causa



                                                                        ITURRUSGARI, Adão. Aline-Cama, mesa e banho. São    . Paulo: Devir,        2000.


 15) A atitude de Aline em relação aos erros ortográficos da amiga no terceiro quadrinho revela:


( a ) alegria.
( b ) espanto.
( c ) saudade.
( d ) pena


DIAGNÓSTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA  ( BLOCO 4)


   LEIA A TIRA ABAIXO 

                                                                                                                                                              &nbs p;            BROWNE, Dik. Hagar.
16) O trecho do texto: ‘’..mas não creio que ele quer sair..’’ a palavra grifada é uma conjunção:
( a ) consecutiva
( b ) explicativa
( c ) Contraditiva
( d ) conformativa              
                                               A CAUSA DA CHUVA
           Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão. ___ Chove só quando a água cai do teto do meu galinheiro.
         Esclareceu a galinha. ___ Ora, que bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa a borbulhar suas gotinhas.___ Como assim? disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a deixar cair as gotas d’água que tem dentro. Nesse momento começou a chover. ___ Viram? gritou a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!  ___Ora, não vê que a chuva é a água da lagoa borbulhando? disse o sapo. ___Mas, como assim?  Tornava a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?         ( Millor Fernandes,fábulas fabulosas).
RESPONDA AS QUESTOES 17 A 26 SOBRE O TEXTO
17)  Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.(   ) a chuva que caía                                       b.(    ) a falta de chuva                                                                c.(   ) as discussões sobre animais                      d.(    ) a conclusão a que chegaram
18)  A resposta da questão 17  é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.(    ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.(    ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.(    ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.(    ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)
19)  O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.(   ) correto            b.(   ) aceitável           c.(   ) absurdo          d.(   ) científico
20) A expressão do texto que justifica a resposta da questão 19 é:
a.(     ) “Como assim?”                         b.(     ) “Viram?”    
c.(     ) “Ora, que bobagem!”                d.(    ) “Parecem cegos?”
21)  A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.(     ) dúvida interrogativa                b.(   ) aceitação resignada
c.(      ) conformismo exagerado        d.(    ) negação peremptória
22)  A expressão do texto que confirma a resposta à questão 21 é:
a.(    ) “Como assim?”                b.(    ) “Viram?”
c.(    ) “Ora, que bobagem!”      d.(    ) “Parecem cegos?”
 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA         ( BLOCO 4)
23)  A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.(    ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b. (    ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.(    ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.(    ) o mundo é repleto de cientistas
24)  O relato nos leva a concluir que:
a.(    ) a galinha tinha razão
b.(    ) a razão estava com o sapo
c.(    ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.(    ) as opiniões estavam objetivamente erradas.
25)  Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.(    ) a discussão terminou
b.(    ) chegaram a um acordo
c.(    ) começou a chover
d.(    ) foram apartados por outro animal
26) Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.(     ) A mentira tem pernas curtas.          b.(      ) As aparência enganam.
c.(     ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.(     ) Não julgueis e não sereis julgados.