Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

terça-feira, 3 de abril de 2012

SEMANA LITERÁRIA

SEMANA LITERÁRIA - EE “Napoleão Reis”

lamim4.jpg
A Literatura é a arte da palavra, isto é, um produto da imaginação criadora, cujo meio específico é a palavra e cuja finalidade é despertar no leitor ou no ouvinte o prazer estético. Nesta semana literária, todos os alunos, trabalharam a palavra através de textos em prosa, poemas e encenações. Eles usaram a palavra escrita e falada vivendo a literatura através das criações dos nossos inúmeros prosadores e poetas. São estes os representantes da arte literária e devem ser conhecidos através de uma leitura constante em sala de aula, ou mesmo nas tarefas que o professor estipula para casa. Bons escritores empregam alguns padrões estruturais para compor o texto; bons leitores, conhecendo tais padrões, utilizam-nos para compreendê-lo. Assim a compreensão de um texto é fundamental para interpretá-la. E isso só é possível com leitura persistente, todos os dias. Durante toda a semana de 26/03/2012 a 30/03/2012 todos os professores trabalharam com os alunos em sala de aula. No dia 31/03/2012, sábado, houve apresentações culminando todo o trabalho. A partir de quinta feira iniciava as apresentações os alunos do Crás que também são alunos de nossa escola sob a coordenação do professor Antônio de Souza Nogueira.
lamim1.jpg
A leitura é importante para cada ser humano poder construir seus sonhos. Cultura, realidade e leitura. Cada uma dessas palavras entrou na peça "A leitura habita os vários lugares do mundo".
Várias peças foram encenadas: Chapeuzinho Vermelho, Retorno de Astolfo, o Velório de Dona Justina, S.O.S Natureza, Menino Maluquinho, músicas incentivando a leitura, Clássico de Cachinhos Dourados, Quatro estações do ano.
Como último número, encerrando a Semana Literária, apresentou uma encenação do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna pelos alunos do 7ºAno. Nela o homem do sertão deve ser perdoado de seus pecados, por experimentar inúmeras dificuldades, tanto de ordem climática, quanto social. O sofrimento passado em vida já é capaz, por si só, de absolver todos os pecados - conseqüências de seu cotidiano exigente e de sua luta por sobreviver.

Capacitação Elaboração de Ítens nas Avaliações

No sábado , 10 de março de 2012, os professores e especialistas da Escola Estadual Santos Reis do município de Jeceaba, Minas Gerais, pertencente a SRE de Conselheiro Lafaiete, reuniram-se num encontro pedagógico com a professora de português Magna Barbosa de Souza para tratarem da "Elaboração de itens", um assunto imprescindível para a avaliação da aprendizagem no âmbito escolar.
Por meio da realização de avaliações internas e externas, como por exemplo, (SIMAVE, PAAE, Proeb) de que nossos alunos participam, observou-se a necessidade de promover um estudo sobre a elaboração de itens em avaliações escolares para que essas possam estar condizentes com a realidade do educando e com as avaliações aplicadas pelos governos estadual e federal.
Nesse sentido, a professora Magna Barbosa de Souza vem desenvolvendo um rico trabalho sobre as prováveis falhas e/ou distorções que muitas questões de provas apresentam. De acordo com as observações da professora, essas falhas e/ou distorções muitas vezes levam o aluno ao "erro".
jeceaba3.jpg
Diante disso, foi sugerido pela Inspetora Rosângela Silva, com o apoio da Supervisora Educacional Thaiza Carla Friaza, da Diretora Educacional Meire e da Superintendente Senhora Heloísa Gontijo Marilac, que a professora Magna Barbosa de Souza pudesse compartilhar sua experiência junto ao corpo docente e discente da Escola Estadual Santos Reis, bem como ela já o faz eficazmente junto a outras equipes pedagógicas de algumas escolas da região.
jeceaba4.jpg
A princípio a professora Magna distribuiu a todos os presentes no encontro, o material que seria analisado. Trata-se de uma apostila elaborada pela SEE MG e que foi adaptada pela professora. Em seguida,a professora Magna deu início a leitura das parte teórica e foi fazendo a explanação do tema. No momento, comentou sobre sua experiência no assunto, adquirida em capacitações. Dos cursos que fez, a professora filtrou com riqueza de detalhes informações importantíssimas ,pois dividiu com muito carisma e senso de humor com todos os profissionais que participaram desse encontro pedagógico.
No decorrer da discussão, a professora Magna nos fez perceber por meio de seus relatos e de exemplos dados na apostila, os variados equívocos cometidos na elaboração de itens durante a preparação das avaliações escolares, tais como: questões confusas contendo falta de sintonia gramatical entre o comando das respostas e alternativas; incoerência e inadequação quanto ao conteúdo e quanto à habilidade do aluno; distratores obviamente falhos que induzem o aluno ao "erro", dentre outros.
 
jeceaba1.jpg
Com as orientações dadas pela professora Magna e com a discussão feita pelos professores acerca da temática debatida, pudemos reconhecer ao mesmo tempo, nossas limitações quanto à elaboração correta dos itens das avaliações e a necessidade urgente de nos aprimorar, levando as orientações sugeridas para nossa prática diária.
Dessa maneira, como bem assinalou a professora Magna, não existem fórmulas nem receitas mágicas para ficarmos "craques" no assunto, o segredo, segundo a professora, é, estudo, esforço, perseverança, amor ao que fazemos e a quem dedicamos nosso trabalho e acima de tudo, humildade para admitirmos e sinalizarmos quando ainda não sabemos e buscar ajuda, uma vez que o "verdadeiro mestre é também discípulo, ensina e aprende para continuar ensinando, pois o conhecimento não tem fim".
Ao final do encontro, pudemos perceber que aquela manhã fora muito produtiva e a participação efetiva dos profissionais envolvidos deixou a todos satisfeitos. É preciso lembrar ainda, a eficiência e dedicação da Professora Magna, que com muito zelo conduziu a capacitação sobre a elaboração de itens nas avaliações escolares.
Por fim, os professores e especialistas da Escola Estadual Santos Reis interagiram de forma brilhante à capacitação, demonstrando mais uma vez, com vontade de aprender, que realmente os alunos desta unidade de ensino estão em ótimas mãos.