Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LÍNGUA PORTUGUESA: E-MAIL

                                           
1.                  Introduza o assunto que será tratado no texto, de uma maneira que motive a leitura e desperte a curiosidade dos alunos. É essencial ouvi-los e valorizar o conhecimento prévio da turma a respeito desse assunto. Isso levará a uma aula mais participativa. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar sobre isso? Onde? Através de quem ou de qual meio de comunicação? O que vocês sabem sobre esse assunto?

Sugestão de Atividade: E-mail

PROFESSOR: Caso a escola possua o recurso de data show, as orientações e as atividades poderão ser apresentadas para todos os alunos simultaneamente.


3. Após esgotarem-se todas as dúvidas, entregar aos alunos uma folha contendo dois ou três modelos de e-mails. Ler os e-mails e esclarecer as demais dúvidas que surgirem.


SUGESTÃO: E-mails com destinatários diversos: para uma autoridade, para um amigo (a), para o professor, para que o aluno observe a diferença na linguagem empregada.

 4. A seguir, propor as seguintes atividades.
I - Pedir aos alunos que escrevam um e-mail (numa folha de papel) para o prefeito da cidade, convidando-o para um dado evento na escola;
II - Pedir aos alunos que escrevam um e-mail (numa folha de papel) para um colega de sala de aula, informando-o que tal dia não haverá aula e por qual motivo. 
Professor: É necessário que os alunos observem as diferenças básicas de cada e-mail-texto produzido, comparando a linguagem usada e as diferenças quanto ao conteúdo e à finalidade Só depois de que forem discutidas, compreendidas e apreendidas as questões referentes à funcionalidade desse gênero, os alunos farão as revisões e reescritas.

III - As sugestões de atividades escritas não devem descartar o manuseio do computador, bem como o envio e recebimento de e-mails para que o aluno durante diversas aulas, tenha contato e se familiarize com esse gênero.
Avaliação:
Após a reescrita dos e-mails propostos o professor avaliará se os alunos:
* Reconheceram o gênero textual e-mail como novo meio de comunicação;
* Identificaram a função social do e-mail;
* Identificaram sua estrutura;
* Usaram linguagem e conteúdo adequados à finalidade.

Fonte: Portal do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário