Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ser Estudante



Se quiseres ser um verdadeiro estudante.
Não aprenda só o superficial, pois o difícil pode se tornar barreira vencida. 
Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! 
Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. 
Procura na escola o que deseja para tua vida, pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. 
Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. 
Se não tens teto, cobre-te de saber, de vontade, de garra. 
Se tiveres frio, se tens fome, agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. 
Se te faltar coragem, não tenha vergonha de pedir ajuda. 
Certamente haverá alguém para te estender a mão. 
Seja leal, fraterno, amigo, forte! 
Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. 
Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. 
Respeita para ser respeito. 
Valoriza para ser valorizado. 
Espalha amor para seres amado. 
Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. 
Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. 
Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). 
Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder.
Pensa na existência de tudo o que te cerca. 
Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. 
Não faça do teu colega, uma escada para subir. 
Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição. 

Marina da Silva

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: LÍNGUA PORTUGUESA


Outdoor: convencer em poucas palavras

Material necessário:
Cópia da ilustração do plano de aula
Revistas e jornais para coleta de anúncios publicitários
Cartolinas
Tintas
Lápis de cor
Cola

Objetivos
Estudar textos não-verbais; analisar a estrutura da linguagem publicitária; identificar as estratégias das campanhas de publicidade; discutir o consumismo atual e elaborar uma campanha publicitária utilizando os recursos aprendidos em aula.




Introdução:

A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço. ("Experimenta! Experimenta!" Quem não se lembra desse comercial de cerveja?) Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores.
As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans, formados por uma frase, repetidas com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors importante instrumento de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.


Explore os anúncios como, por exemplo, o do  McDonald's,  entre outros, espalhados pelas ruas das cidades.  Aproveite para analisar os elementos que compõem a linguagem publicitária e a influência desse tipo de discurso nos desejos de consumo da sociedade atual.





Os slogans são feitos para ficar na cabeça.


Pergunte aos  alunos quais anúncios publicitários de que eles se lembram. Peça que levantem hipóteses para explicar por que essas propagandas ficaram guardadas na memória e outras não. Depois faça com a turma uma seleção dos slogans mais famosos e populares e escreva no quadro-negro. 

Apresente, então, a ilustração com os anúncios de Dove, Coca-Cola e McDonald's. Para começar, destaque o anúncio de Dove, mostrado à direita da ilustração acima.. Mostre como o slogan foi elaborado com base em uma estratégia de raciocínio conhecida como silogismo. Na primeira fase dessa estrutura de pensamento, é apresentada uma frase absoluta e irredutível a premissa maior "O sol nasceu pra todas". Na segunda fase premissa menor, a mulher que lê o anúncio deduz que o sol nasceu para ela. Por último, a conclusão: se o sol nasceu para todas as mulheres, todas devem usar Dove, inclusive ela! Proponha que os alunos façam esse exercício de silogismo com os outros slogans levantados por eles. 

Mostre, a seguir, outros recursos de linguagem que estão presentes no discurso publicitário:

Intertextualidade. O anúncio remete a canção, poema, ditado ou outro anúncio famoso.

Personificação. Características humanas são atribuídas a objetos e animais. Muito utilizada em campanhas direcionadas ao público infantil, como brinquedos e guloseimas.

Pronomes de tratamento da segunda pessoa. Exemplo: "Você não pode perder esta promoção!"

Vocativo. Exemplo: "Mãe, o shopping Aricanduva é show!"

Imperativo. Exemplo: "Compre já!"

Peça aos alunos para procurar em revistas e jornais outros anúncios que utilizem os recursos aprendidos.

As imagens têm o poder de persuadir o leitor.

Hora de falar da importância de ilustrações e animações na propaganda. Pergunte o que significa a imagem verde de Coca-Cola no meio da terra seca da caatinga. Mostre que as rachaduras do solo remetem o consumidor à seca e, conseqüentemente, à sede. A garrafa do produto, somente sugerida pelo contorno, significa que Coca-Cola é a salvação para quem tem sede. 

Será que algum aluno sabe explicar a escolha da cor amarela na propaganda de Dove e dos tons suaves no anúncio do McDonald's? E o logotipo da rede de lanchonetes dentro de uma maçã? Explique que o amarelo está associado ao verão e que o McDonald's, famoso por seus hambúrgueres e batatas fritas, procura agora mostrar ao consumidor que se preocupa com a saúde. Por isso utiliza um visual que remete às sensações de leveza e bem-estar. Assista com a turma o filme Super Size Me - A Dieta do Palhaço, documentário americano sobre o impacto da alimentação regular no McDonald's. Pergunte à turma: será que o novo cardápio e a campanha publicitária são uma resposta à má fama dos Fast foods? 
Explique que a publicidade trabalha com padrões de beleza estereotipados e destaque que a campanha de Dove foge desses padrões como estratégia de impacto. Questione se esse artifício funciona e por quê. Discuta outros estereótipos utilizados nos comerciais, como o homem branco e bem-vestido que passa a ideia de honestidade e as mulheres com corpo escultural sempre presentes nos anúncios de cerveja. 

Será que algum aluno já se sentiu motivado a comprar algo depois de ver um comercial? Peça aos jovens que justifiquem as suas últimas compras. 



              Outdoor, um veículo com forte apelo visual.

Agências de publicidade fazem estudos do mercado para definir os veículos em que a divulgação de determinado produto será feita. Tudo depende do público que se quer atingir. Os outdoors como os mostrados na ilustração levam em conta a geografia das cidades e o poder aquisitivo do público que circula nas proximidades. Os grandes painéis estão cada vez mais sofisticados e são apresentados até mesmo em versões eletrônicas. Com forte apelo de comunicação visual, eles têm uma linguagem bastante direta e objetiva. 

Para concluir, lembre à turma: ainda que os argumentos mostrados por uma campanha publicitária pareçam lógicos, os apelos serão sempre emocionais. Debata com os alunos essa questão e peça a eles que criem novas campanhas para os produtos presentes na ilustração. Para que os cartazes fiquem bem produzidos, vale pedir a ajuda do professor de Artes.


FONTE:  Revista Nova Escola.





terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ciência sem Fronteiras


Inscrições abertas para bolsas no exterior até 14 de setembro Segunda-feira.

Estudantes de graduação podem se candidatar, até 14 de setembro próximo, a bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras. Há vagas para cursos na Austrália, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos e Coréia do Sul.

Somente para Estados Unidos e Alemanha serão distribuídas 5,5 mil bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. São bolsas da modalidade graduação-sanduíche, que permite ao estudante fazer um ano do curso fora do país, com aproveitamento dos créditos. Esse programa permite a formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço econômico do Brasil, ressaltou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no programa Hora da Educação, que foi ao ar em 12 de julho último. No programa, Mercadante antecipou o lançamento de novas chamadas do Ciência sem Fronteiras.

Para se candidatar a bolsas, o estudante deve estar matriculado em curso nas áreas definidas como prioritárias pelo Ciência sem Fronteiras; ter nacionalidade brasileira; ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino.

O Ciência sem Fronteiras, iniciativa do governo federal, promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015. Para este ano, a previsão é a concessão de 20 mil bolsas.

Mais informações e inscrições nas chamadas para cada país e na Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior ou no site:www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

Inscrições para 4ª ONHB


   Interessados em participar da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil devem realizar a inscrição no site do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP (MC). Destinada a estudantes a partir do 8º ano do ensino fundamental (do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA) e professores de História de todo país, a competição já inscreveu nesta edição quase 10 mil equipes de todos os estados brasileiros.
   Para efetuar as inscrições, os interessados devem preencher um cadastro no site www.museudeciencias.com.br/4-olimpiada/inscricoes/index do Museu Exploratório e seguir o passo a passo com informações relativas à escola de origem, dados pessoais e nome da equipe, por exemplo. Equipes de escolas públicas pagam 21 reais, e de escolas particulares, 45 reais. As inscrições acontecem, exclusivamente, pela internet.
   Até o dia 10 de agosto, quando terminam as inscrições, a expectativa é ultrapassar a marca da edição anterior, realizada em 2011 e que contou com a participação de mais de 65 mil participantes distribuídos em 16.519 equipes. Desde a abertura das inscrições, no dia 1 de junho, até está terça-feira (24), a página da Olimpíada de História já foi visualizada mais de meio milhão de vezes.
   Trata-se de uma olimpíada diferente. Senão a única no Brasil, a ONHB é uma das poucas competições na área das ciências humanas. Mas não é só isso. A participação acontece em equipes formadas, obrigatoriamente, por três estudantes e um professor de história. Ao todo, são cinco fases online e uma presencial. Esta última, realizada na Universidade Estadual de Campinas, com prova dissertativa e diversas atrações como palestras e atividades de lazer e cultura.

Melhora dos índices de matemática


Especialistas apontam que é preciso aproximar a didática dos conteúdos da disciplina

Da Redação do Todos Pela Educação
O desempenho dos estudantes nas avaliações externas de matemática revela a necessidade do debate sobre as reais dificuldades de ensino da matéria nas escolas brasileiras. Para especialistas entrevistadas pelo Todos Pela Educação, um dos gargalos está na formação do professor.
Para Célia Maria Carolino Pires, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados da área na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a maioria dos professores da disciplina não está bem preparada. “A formação inicial dos professores polivalentes, que vão ensinar matemática às crianças nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, nos cursos de pedagogia, praticamente não existe. E, quando algumas horas são dedicadas a isso, geralmente são pouco aproveitadas”.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LÍNGUA PORTUGUESA: E-MAIL

                                           
1.                  Introduza o assunto que será tratado no texto, de uma maneira que motive a leitura e desperte a curiosidade dos alunos. É essencial ouvi-los e valorizar o conhecimento prévio da turma a respeito desse assunto. Isso levará a uma aula mais participativa. Pergunte a eles: Vocês já ouviram falar sobre isso? Onde? Através de quem ou de qual meio de comunicação? O que vocês sabem sobre esse assunto?

Sugestão de Atividade: E-mail

PROFESSOR: Caso a escola possua o recurso de data show, as orientações e as atividades poderão ser apresentadas para todos os alunos simultaneamente.


3. Após esgotarem-se todas as dúvidas, entregar aos alunos uma folha contendo dois ou três modelos de e-mails. Ler os e-mails e esclarecer as demais dúvidas que surgirem.


SUGESTÃO: E-mails com destinatários diversos: para uma autoridade, para um amigo (a), para o professor, para que o aluno observe a diferença na linguagem empregada.

 4. A seguir, propor as seguintes atividades.
I - Pedir aos alunos que escrevam um e-mail (numa folha de papel) para o prefeito da cidade, convidando-o para um dado evento na escola;
II - Pedir aos alunos que escrevam um e-mail (numa folha de papel) para um colega de sala de aula, informando-o que tal dia não haverá aula e por qual motivo. 
Professor: É necessário que os alunos observem as diferenças básicas de cada e-mail-texto produzido, comparando a linguagem usada e as diferenças quanto ao conteúdo e à finalidade Só depois de que forem discutidas, compreendidas e apreendidas as questões referentes à funcionalidade desse gênero, os alunos farão as revisões e reescritas.

III - As sugestões de atividades escritas não devem descartar o manuseio do computador, bem como o envio e recebimento de e-mails para que o aluno durante diversas aulas, tenha contato e se familiarize com esse gênero.
Avaliação:
Após a reescrita dos e-mails propostos o professor avaliará se os alunos:
* Reconheceram o gênero textual e-mail como novo meio de comunicação;
* Identificaram a função social do e-mail;
* Identificaram sua estrutura;
* Usaram linguagem e conteúdo adequados à finalidade.

Fonte: Portal do Professor

Roda de Conversa



          
O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, idealizado pela MAGISTRA - Escola de Formação de Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais. Veiculado à Rede Minas, ao Canal Minas Saúde e à internet, o objetivo é contribuir para a formação e desenvolvimento dos educadores, promovendo discussões e reflexões sobre os programas e projetos da Secretaria de Educação em Minas Gerais e o cenário educacional brasileiro.
O primeiro programa discutirá “Formação – políticas, eixos fundamentais, necessidades e demandas da educação”, com a participação dos convidados:  Maria Luiza Martins Alessio, Diretora de Apoio à Gestão do Ministério da Educação, Glaura Vasques de Miranda, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG e Ângela Dalben, diretora da Magistra.

A estreia será no dia  06 de agosto, segunda-feira,  de 11h30 às 12h30, com reexibição de 17h30 às 18h30 e às quartas-feiras, de 11h30 às 12h30 e de 18h às 19h. 

Acesse:
Canal Minas Saúde: saiba como sintonizar
http://canalminassaude.com.br/servicos/como-sintonizar/
Magistra - Escola de Formação de Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais
http://magistra.educacao.mg.gov.br/site/

Seja Especifica

Em uma das lições salientei a conexão que há entre a confusão do aluno e o efetivo gerenciamento da sala de aula. Uma outra forma que os professores podem reduzir a confusão do aluno está em “ ser específico “ com as orientações que der.
 
Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações: -
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões
   e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das  questões 1  até a 5.