Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Capacitação dos Professores

O PIP CBC tem a grande missão de envolver todos os professores dos anos finais do Ensino Fundamental nas capacitações por conteúdo.
pipcb8.jpg


















Para atende um número tão grande de profissionais, é necessário uma logística muito bem estruturada. Esse processo está em desenvolvimento. Outros encontros já foram realizados, mas ainda é preciso muito mais. Nesta última terça-feira (23/10) aconteceu um grande evento envolvendo cerca de 450 professores e os 60 diretores de escolas.

pipcbc5.jpg
O início do encontro foi um momento de grande estímulo, no qual foi realizada uma palestra pela Superintendente da SEE, Sra. Maria das Graças, a querida Fite, como é conhecida por todos na área da Educação do Estado de Minas. De acordo com a Superintendente da SRE/CL Heloisa Gontijo, a palavra que melhor descreve  essa linda pessoa é PAIXÃO. Esse é o sentimento e a proposta de trabalho dessa grande educadora, que consegue segurar a atenção de todos os presentes durante mais de duas horas.
pipcbc6.jpg
A equipe do PIP CBC está sob novo direcionamento. A nova gerente do projeto Lourdinha Beato, apresentou os analistas da equipe e agradeceu a todos que ajudaram na realização desse grande evento, em especial aos analistas do PIP CBC que tiveram muito empenho na organização do encontro.
pipcbc7.jpg
Na parte da tarde ocorreu uma capacitação "A leitura e a Escrita como compromisso de todos os professores de todas as Diciplinas do Currículo de Ensino Fundamental" para professores e especialistas.





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Projeto "Ler, para crescer como ser humano"

Leitura como caminho para solidariedade


A magia transformadora que a leitura é capaz de proporcionar é o que inspira as ações da Escola Estadual Monsenhor Francisco Miguel Fernandes, no município de Rio Espera. Por meio do projeto ‘Ler, para crescer como ser humano’, a escola busca despertar nos alunos o gosto pela leitura e contribuir para que eles compreendam o valor da solidariedade.
“Sempre gostei de trabalhar com a leitura nas minhas aulas e há algum tempo ganhei livros que discutem a importância de respeitar as diferenças. Daí pensei em despertar nos alunos a paixão pela leitura, reforçar a interpretação de textos e discutir valores”, ressalta a coordenadora do projeto, Rita de Cássia Campos Miranda.
Aulas acontecem na sala de leitura da escola. Foto: Arquivo Escola
A iniciativa é desenvolvida com os alunos do 6º ano do ensino fundamental e para que a leitura se torne cada vez mais prazerosa, as ações acontecem na sala de leitura da escola. A leitura acontece de duas maneiras: a primeira é a leitura silenciosa e a segunda é a leitura coletiva.
“Além do aluno fazer a leitura para si, acho importante que ele compartilhe com os colegas. No projeto cada um faz a leitura de um pedaço e eles acabam perdendo um pouco da timidez. Também incentivo os estudantes a destacarem situações que envolvam ações de respeito ao próximo e que eles contem exemplo que conhecem no município”, conta Rita de Cássia.
Segundo a aluna do 6º ano do ensino fundamental, Priscila Pontes de Souza, a leitura coletiva influência positivamente no seu desenvolvimento. “Acho ler assim muito bom. Porque entendemos e melhoramos nossa leitura”.
Com o projeto, alunos aprendem sobre a importância da solidariedade. 
Foto: Arquivo Escola
Após a leitura do livro, os alunos fazem a interpretação do texto e desenhos das partes que mais gostaram. Para a aluna Laura Maria silva Miranda, do 6º ano do ensino fundamental, a parte preferida do projeto é a parte em que debateram sobre a história. “O que eu mais gostei foi da atividade em que discutimos diferentes pontos da história do Pássaro Sem Cor”.
Já o também aluno do 6º do ensino fundamental, Samir Bitencourt da Silva Lopes, conta o que aprendeu com a iniciativa. “Eu gostei das lições que a professora falou com a gente. Que devemos ajudar aos outros, independente do que eles falam. Além disso, depois do projeto passei a gostar mais de leitura depois que li o livro.

Município: Rio Espera/ Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete

Fonte: http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/leitura-como-caminho-para-solidariedade/#more-4997