Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Congresso de Educação Física

Educação Fisica em Foco

simposio2.jpg
Durante o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação física dos Países de Língua Portuguesa realizado na semana de 02 a 05/04 em Belo Horizonte aconteceu o III Simpósio de Esporte na Escola: Boas Práticas Olímpicas.
A Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete foi representada pelos participantes:
Piranga - EE Cel."Amantino Maciel"- Professora Adriane Maciel Dias - Tema - "GINÁSTICA DE SOLO"
Rio Espera - EE "Joaquim dos Santos Monteiro" vinculada E.E "Major Miranda" - Professora Célia Regina Rodrigues Moreira - Tema - "JOGOS OLÍMPICOS E A SOCIALIZAÇÃO"
Conselheiro Lafaiete - Colégio Santa Rita - Professor Geraldo Peixoto Filho - Tema - "Judô - Lutando pela Paz" 
Desterro de Entre Rios - EE "Carmela Dutra" - Professor Edmilson Maria Morais Lima- Tema - "PROJETO OLIMPÍADAS NA ESCOLA"
Este ano foi o recorde em participação de profissionais de Educação física, que vivenciaram momentos únicos, com palestras, conferências, exposições de pôsteres e apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
simposio4.jpg
A SRE de Conselheiro Lafaiete compartilha com o professor Edmilson da EE Carmela Dutra, a conquista do 2º lugar com o "Projeto Olimpíadas na escola" que trabalhou motricidade em atividades diversificadas e estimulantes inspiradas nas competições oficiais.  Este projeto acontece há sete anos, envolvendo os alunos e professores de toda escola. Através dos resultados dos jogos é feito um gráfico no qual os alunos trabalham de forma interdisciplinar com os demais conteúdos. Este sucesso também, é compartilhado com toda a comunidade de Pereirinhas do município de Desterro de Entre Rios, que soube entender e valorizar o projeto.
Os professores da SRE de Conselheiro Lafaiete apresentaram trabalhos bem estruturados e que apresentam resultados significativos na escola, representando a jurisdição com muita qualidade. É importante ressaltar o trabalho e o profissionalismo dessa equipe durante o evento.
No término do Simpósio foi divulgado o tema para o IV simpósio, que acontecerá em 2014, com o tema "Boas Práticas no Ensino do futebol na escola: Um tributo do CREF 6 para a copa do mundo". Contamos com a participação de todos.
simposio1.jpg

Aprofundamento de Estudos

volta4.jpg
O aprofundamento de estudos tem a finalidade de melhorar os indicadores de eficiência do Ensino Médio, ampliando a taxa de conclusão e reduzindo as taxas de repetência e evasão. Para tanto, visa a criação de hábito de estudo no contraturno oportunizando aos alunos a ampliação do conhecimento em disciplinas e conteúdos do seu interesse e na preparação para prosseguimento dos estudos.
A partir da próxima segunda-feira (16/04), as escolas da rede estadual de ensino já poderão se inscrever no Aprofundamento de Estudos, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação voltada para os alunos do ensino médio e que tem por objetivo incentivar o hábito de estudo em tempo integral e assim melhorar o desempenho em sala de aula e nas avaliações externas. A inscrição de alunos, turmas e professores que irão atuar no Aprofundamento deverá ser feita pelo diretor da escola no link do site do projeto que estará disponível no dia 16/04.
volta3.jpg
Para efetivação do cadastro é necessário que as escolas formem turmas de no mínimo 25 alunos e no máximo 30. Além disso, os professores interessados em ministrar as aulas do projeto deverão ter, entre outras coisas, experiência pedagógica no desenvolvimento de atividades inovadoras, além de disponibilidade para participar de cursos de capacitação que poderão ser ofertados pela Secretaria.
As aulas do projeto serão ministradas no contraturno escolar do aluno. Mas as escolas também poderão utilizar sextos horários para o desenvolvimento do projeto.
Novidades para este ano
Este ano serão ofertadas 100 mil vagas aos alunos do ensino médio. Os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática serão ofertados em todas as turmas. Além disso, poderão ser incorporadas mais três disciplinas de interesse dos alunos.
 
volta20.jpg

Com a adesão de todos os municípios, Minas busca novo destaque em Olimpíada de Matemática

Escolas da rede pública em Minas mostram que vão com tudo para a 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em 2012, o Estado tem 2.017.608 alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio inscritos na competição. O número representa cerca de 10% dos participantes em todo o país, que está na ordem dos 19,1 milhões. Para essa edição, Minas conta com 4.464 escolas inscritas das 46.728 escolas públicas participantes nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas participantes são de todos os 853 municípios do estado.
Entre as mineiras, está a Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, no município de Piraúba – Zona da Mata. Na edição de 2012, a escola vai participar com cerca de 950 alunos nos três níveis da competição. “Participamos há muitos anos. Na edição do ano passado nossa escola conquistou duas medalhas de ouro e 20 menções honrosas. Também tivemos uma educadora entre os professores premiados, a professora Arlete Aparecida Marchioni Juste. Esse ano, nós queremos repetir o bom desempenho ou ser ainda melhor”, adianta a diretora, Andressa Maria Retondaró Demolinari Neiva.
Alunos da EE Professora Francisca Pereira Rodrigues, em Piraúba, durante a realização das provas em 2011. Foto: Arquivo da Escola
Alunos da EE Professora Francisca Pereira Rodrigues, em Piraúba, durante a realização das provas em 2011. Foto: Arquivo da Escola
Para a preparação dos alunos, a escola não mede esforços. “Além do trabalho feito pelos professores em sala de aula, com a resolução de exercícios do banco de questões da Obmep, nós também temos uma parceria com estudantes de licenciatura que auxiliam nossos alunos no esclarecimento de dúvidas. Os alunos do ensino médio ainda contam com o Aprofundamento de Estudos, em que eles têm um estudo complementar em várias disciplinas, entre elas, a Matemática”, explica Andressa.
Na última edição, a escola teve um representante entre os alunos com melhores desempenho na competição, no nível 1 (6º e 7º ano). Ricardo Vidal Teixeira, de 13 anos, disse que já vai começar a se preparar para repetir o sucesso em 2012. “Não esperava que fosse ganhar uma medalha de ouro. Este ano tenho que me empenhar de novo, pois no começo da competição todos têm as mesmas chances. Começo meus estudos fazendo os exercícios de provas das edições passadas”, detalha o estudante que atualmente está no 8º ano, portando vai competir no nível 2 (8º e 9º ano) da competição esse ano.
A EE Professora Francisca Pereira Rodrigues, desenvolve várias ações para a preparação dos alunos. Foto: Arquivo da Escola
A EE Professora Francisca Pereira Rodrigues, desenvolve várias ações para a preparação dos alunos. Foto: Arquivo da Escola
No Norte de Minas, está outra escola participante. Cerca de 830 alunos da Escola Estadual João de Freitas Neto vão estar na 8ª edição. De acordo com a vice-diretora da escola, Maria das Dores Rodrigues Alencar Dias, os alunos são motivados a participarem, pois a Olimpíada é uma atividade complementar. “Nós sempre procuramos estimular os nossos alunos a participar da Obmep. Divulgamos esse trabalho na escola, porque é uma atividade complementar à que a escola realiza. Os alunos adquirem hábito de estudos e dedicação”, avalia. Na escola, o estudante do 8º ano, Mateus Pinheiro Lima de Oliveira, participa do Programa de Iniciação Científica Jr. capacitação dada pela Obmep aos alunos medalhistas.
A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorrerá no dia 05 de junho, em horário a ser definido pelas escolas. Nessa fase da competição, os alunos realizam prova de múltipla escolha composta de 20 questões. Já a segunda etapa está prevista para as 14h30 do dia 30 de setembro. Nessa última etapa, as provas são compostas por seis questões discursivas com locais de provas a serem definidos.  Entre os assuntos avaliados nas provas estão: aritmética, Geometria, Álgebra, Combinatória e probabilidade.
O estudante Mateus Pinheiro Lima, da EE João de Freitas Neto, em Montes Claros, participa do Programa de Iniciação Científica Jr.
O estudante Mateus Pinheiro Lima, da EE João de Freitas Neto, em Montes Claros, participa do Programa de Iniciação Científica Jr.
Retrospecto mineiro
Desde o início da competição, em 2005, os alunos mineiros acumulam 4.138 medalhas de ouro, prata e bronze. O Estado é o primeiro lugar na Obmep desde a edição de 2007. Na última delas, ocorrida em 2011, Minas conquistou 816 medalhas, sendo 111 de ouro, 248 de prata e 457 de bronze. Já as menções honrosas representam um total de 8.110 certificados.
Preparação dos alunos
A preparação dos alunos para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de matemática das Escolas Públicas conta com um reforço. Já está dispinível no sítio da competição o 'Banco de Questões 2012'. O materia serve de apoio para os professores na preparação dos alunos para as duas fases do torneio.
Passo a passo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).