Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

OBMEP 2013

Escolas mineiras já podem se inscrever na 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 05 de abril
As escolas da rede estadual de Minas Gerais já podem se preparar para repetir o sucesso conquistado nas últimas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Tem início nesta segunda-feira (18-02) o período de inscrições para a primeira fase da competição. A inscrição deve ser feita pelas próprias escolas até o dia 05 de abril e elas devem informar o número de alunos que participarão da primeira fase, sem necessidade de inscrições individuais.
Em 2012, a participação mineira na competição foi expressiva. Em 2012, o Estado registrou mais de dois milhões de inscritos para a primeira fase da competição. O número representou cerca de 10% dos participantes em todo o país, que foi de 19,1 milhões. Para a 7ª edição, Minas contou com 4.464 escolas inscritas das 46.728 escolas públicas participantes nos três níveis da Obmep em todo o país. As escolas participantes foram de todos os 853 municípios do estado.
Em relação a resultados, Minas Gerais tem destaque ainda maior e tem apresentado um crescimento significativo na competição tanto em números absolutos, quanto percentualmente. Em 2011, quando a organização da Obmep distribuiu 3200 medalhas, os estudantes mineiros conquistaram 816, ou 25,5% do total. Em 2012, foram 4500 medalhas e alunos de Minas conquistaram 29,6% do total. Sinal de que os mineiros estão cada vez mais afiados nas contas.
Entre as escolas mineiras que se destacam, anualmente, na Obmep está a Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, no município Cachoeira de Minas. A diretora da escola, Maria Goreti Rodrigues Dionísio Pereira, ressalta a importância de incentivar a participação dos alunos na Olimpíada. “Acho muito importante as escolas incentivarem os alunos a participarem da Obmep. Aqui na escola, todos os estudantes participam e sempre falamos com eles da importância da prova”.

Inscrições
O cadastro para participar da competição deve ser feito pela escola, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da competição. Na primeira fase, a escola deverá indicar na ficha apenas o número total de alunos inscritos em cada nível.
Saiba mais...
A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados os alunos com maiores notas. Nessa fase, os estudantes fazem prova discursiva.
De acordo com o calendário da competição, as provas da primeira fase serão aplicadas no dia 4 de junho. Já os testes da segunda etapa serão realizados no dia 14 de setembro. O resultado final está previsto para o dia 29 de novembro.

Premiação
Além de medalhas de ouro, prata e bronze, os alunos que se destacarem na Obmep terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC). A iniciativa tem duração de um ano e as atividades do programa envolvem tanto encontros presenciais quanto a participação em um Fórum Virtual que possibilita o contato, via internet, com estudantes de todo o país que se interessam por Matemática. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Cientifica Jr., concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Professores e escolas que se destacarem também serão premiados pela Olimpíada.

Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dividida em três níveis. O primeiro é composto por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. No segundo, fazem as avaliações alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Já o 3º nível é composto por estudantes do ensino médio.
A Obmep busca estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário