Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Grandezas e medidas

Aprendendo a Interpretar Informações
Conteúdo Estruturante: Grandezas e medidas.
Conteúdo Básico: Números naturais; Números decimais; Números fracionários.
Conteúdo Específico: Operações fundamentais; Interpretação de gráficos e tabelas; Leitura e interpretações de situações-problema.
Justificativa: Na sociedade atual, tudo o que se relaciona com a informação tem uma importância cada vez maior e essas informações que podemos ler todos os dias nos diferentes meios de comunicações vêm acompanhadas, muitas vezes, de listas tabelas e gráficos de vários tipos.
Portanto é importante que tenhamos os conhecimentos necessários para entender o significado desses dados e, ao mesmo tempo, que saibamos interpretar os diferentes instrumentos que são utilizados para representá-los. Em outras palavras, é necessário saber compreender e interpretar as informações para chegarmos as nossas próprias conclusões. As operações matemática estão presente no nosso cotidiano, é preciso orientar nossos alunos a relacionar seu dia a dia com as atividades propostas na escola.
Objetivo: Utilizar diferentes registros gráficos - desenhos, esquema, escritas numéricas – como recursos para expressar idéias, ajudar descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultados. Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado. Representar resultados de medições, utilizado a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medidas, comparar com estimativas prévias e estabelecer relações diferentes unidades de medidas. Vivenciar processos de resoluções de problemas, percebendo que para resolvê-los e preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta.
Mais informações
Encaminhamento: Após observarem altura, massa corporal “peso”, fornecer papel e régua aos alunos para que desenvolvam atividades como: medir é comparar, escolher se uma unidade é adequada, comparar esta unidade com o que se deseja medir ( área com área; volume com volume e capacidade com capacidade ) e estabelecer o número de unidade obtidas. É importante que o aluno perceba que, embora se possa medir usando padrões não convencionais, os sistemas convencionais são importantes na comunicação no resultados da medição. Sugerir a interpretação de gráficos de diferentes tipos, como: linhas funcionais, histogramas em barras, pictogramas, diagramas e esquemas.
Recursos: Quadro de giz, apagador, fita métrica, trena, régua, lápis, lápis de cor, transferidor,
sulfite, tesoura, compasso, etc.
Referências:
GIOVANNI, J. R.; GIOVANNI, J. R. J. Pensar e descobrir. São Paulo: FTD 2001.
BONJORNO, J. R.; BONJORNO, R. A. Pode Contar Comigo. São Paulo: FTD 2000.
ANDRINI, A. Novo Praticando Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 2002.
MARISCO, MARIA TEREZA. Caracol Matemática. São Paulo: Scipione, 2004.
GUELLI, OSCAR. Matemática. São Paulo: Editora Ática, 1997.
BONGIOVANNI, VISSOTO, LAUREANO. Matemática e Vida. São Paulo: Editora Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário